,

[FILME] OS INTOCÁVEIS

O filme francês foi inspirado em fatos reais e acontece na cidade de Paris onde um tetraplégico rico procura alguém que possa trabalhar como seu cuidador, quando surge um rapaz dono de uma grande autoestima (Driss), que contrasta com os demais pretendentes que observavam apenas o óbvio um paciente em sua cadeira de rodas.

intocáveisDriss (Omar Sy), negro, pobre que só se interessa pelo emprego, encantado pela casa do milionário resolve experimentar trabalhar com o milionário. Philippe decide dar ao rapaz uma chance. Essa chance dada não foi porque ele viu um potencial no jovem ou por razões sociais, mas simplesmente porque Driss o tratava normalmente, falava com ele fazendo piadas e muitas vezes até esquecia a sua real condição física. Isso fazia com que Philippe se sentisse mais vivo. Driss o encara como igual, extrapolando o conceito que o corpo físico, embora aprisionado, também pode e deve alçar voos mais altos. Apesar de o tema ser extremamente dramático, o que nos surpreende é a leveza e dignidade com que é tratado, sobretudo, pela possibilidade em nos estimular a perceber que as limitações, mesmo graves e determinantes, podem ser redimensionadas, afinal podemos, apesar de qualquer coisa, ter um destino digno.

É Interessante observar o titulo do filme, Intocáveis, mas quem são os intocáveis? Duas histórias opostas, porém unidas pelas necessidades de cada um, são intocados em seu núcleo social, provocando o afastamento das pessoas ao redor, tornam-se sozinhos, perdidos na humanidade. Observando que esse encontro os torna visíveis tocáveis ao mundo, abertos para encarar a vida e suas adversidades.

Assim podemos concluir que as verdadeiras lições da vida não acontecem através dos estudos, do que se aprende na escola, mas através da qualidade dos relacionamentos. Só se relacionando que alguém tem a oportunidade de “ser humano”. No filme esses dois homens estavam desprovidos de um encontro legítimo, onde um possa se erguer a partir do que é vivido um com o outro. São muitas as pessoas que se encontram carentes disso na vida, necessitados da chance de estabelecer encontros humanos, amizades verdadeiras.